Documentação Técnica

Exposição e Perfil na Mídia

Descrição

O dataset de Exposição e Perfil na Mídia retorna informações capturadas de fontes de notícias públicas da internet, que são associadas com as entidades consultadas a partir de um processo de inferência contextual que considera diferentes elementos de dados disponíveis. São entregues alguns indicadores globais, que demonstram o nível geral de exposição de uma entidade na mídia e a natureza dessa exposição, bem como os conteúdos detalhados identificados para a entidade pesquisada. Para cada contéudo, é retornada ainda uma lista de comentários associados, bem como o resultado da análise de sentimento sobre o mesmo.
Devido ao volume de informações que pode ser retornado por uma consulta, esse dataset trabalha com o conceito de paginação. Ao se realizar uma consulta, junto com o primeiro lote de resultados, é retornado um token que pode ser utilizado para se requisitar a próxima página de resultados da consulta, sem custo adicional.

Origem da Informação

As informações de exposição e perfil na mídia tem como origem os diferentes sites de notícias e conteúdo noticioso (como blogs e colunas de opinião) publicados de forma aberta e sem restrição de acesso na internet. Cada item de notícia recuperado tem a referência da fonte que publicou o mesmo, e o link para a publicação original.

Tabela de preços para esse dataset

Consultas Realizadas no MêsValor por consulta
1 - 10000R$ 0,090
10001 - 50000R$ 0,085
50001 - 100000R$ 0,081
100001 - 500000R$ 0,077
500001 - 1000000R$ 0,073
1000001 - 5000000R$ 61.000,00 (preço fixo)
5000001 e acimaEntre em contato

Parâmetros de consulta

A tabela abaixo detalha os campos aceitos na consulta a este dataset.

CampoDescriçãoValores PossíveisTipo de Campo
docDocumento de identificaçãoCPF🛑 Obrigatório
keywordsPermite a filtragem dos conteúdos retornados com base em um conjunto de palavras-chave definido pelo usuário.Qualquer textoℹ️  Opcional

Clique aqui para saber mais sobre os parâmetros de consulta da Plataforma de Dados.

Abaixo está um exemplo de como realizar a chamada apenas com os parâmetros obrigatórios:

{  
    "Datasets": "media_profile_and_exposure",
    "q": "doc{CPF}"  
}  

Filtros

CampoDescrição do filtroTipo do filtroValores Possíveis do Filtro
titleTítulo da notíciaContémQualquer texto
sourcenameNome da fonte responsável pela notíciaContémQualquer texto
categoriesCategoria da notíciaContémQualquer texto
labelLabel de análise de sentimento da notícia, podendo filtrar mais de um com a sintaxe label=[ NEUTRAL, NEGATIVE, SLIGHTLY_NEGATIVE ], por exemplo.IgualNEGATIVE, POSITIVE, NEUTRAL, UNDEFINED, POLARIZED, SLIGHTLY_POSITIVE, SLIGHTLY_NEGATIVE

Abaixo está um exemplo de como utilizar o parâmetro .filter(nome_do_campo=XXXX)

{  
    "Datasets": "media_profile_and_exposure.filter(title=Qualquer texto)",
    "q": "doc{CPF}"  
}  

Limite

Para utilizar o campo de limite basta utilizar o parâmetro .limit(x)
Nota: Caso não seja selecionado um limite, os primeiros 10 conteúdos serão retornados. O limite não pode ser superior a 10.

{  
    "Datasets": "media_profile_and_exposure.limit(10)",
    "q": "doc{CPF}"  
}  

Paginação

A paginação do dataset pode ser feita através do parâmetro .next(x), utilizando o ID retornado pela requisição anterior e um parâmetro de consulta q com o mesmo parâmetro inserido na consulta original, conforme o exemplo abaixo:

{  
    "Datasets": "media_profile_and_exposure.next(Id da próxima página)",
    "q": "doc{CPF}"  
}  

Descrição dos indicadores retornados

IndicadorDescrição
MediaExposureLevelÉ a inferência do nível de exposição da entidade nos principais portais de comunicação baseado no volume total de notícias dos últimos 6 meses (por padrão), ou seja, estamos analisando o quão volumosa foi a presença da entidade na mídia no período definido. Tendo um ranking de A até H, do maior para o menor (ou desconhecido) nível de exposição
CelebrityLevelÉ a inferência do nível de celebridade da entidade nos principais portais de comunicação baseado na média de notícias em que a entidade aparece mensalmente nos últimos 6 meses (por padrão), ou seja, estamos analisando a frequência da presença da entidade na mídia. Tendo um ranking de A até H, do maior para o menor (ou desconhecido) nível de celebridade
UnpopularityLevelÉ a inferência do nível de impopularidade da entidade nos principais portais de comunicação. Nesse inferência utilizamos informações como:

  • Volume total de notícias onde a entidade foi encontrada (utilizamos modelos de extração de entidade em texto para isso);
  • Volume total de notícias onde a entidade foi citada negativamente (utilizamos modelos de análise de sentimento para isso);
  • Score interno de "relevância" das fontes onde as notícias foram encontradas (baseado no total de contagens de resultados do Google), ou seja, definimos pesos de influência p/ os portais. Sendo assim, geralmente notícias negativas de portais "grandes" tem maior impacto na nossa inferência comparadas com notícias negativas de portais pequenos/regionais;
  • Utilizamos também por padrão, as notícias dos últimos 6 meses para realizar essa análise (períodos alternativos podem ser definidos ao chamar a API);

Com esses valores geramos uma média ponderada de impopularidade e distribuímos esse valor em um Ranking de A até H, onde A seria o nível mais alto de impopularidade, enquanto H seria o nível mais baixo (ou desconhecido) de impopularidade

Sobre os labels de análise de sentimento

Nome do labelDescrição do label
NEGATIVEQuando o modelo sinaliza a predominância do sentimento negativo
POSITIVEQuando o modelo sinaliza a predominância do sentimento positivo
NEUTRALQuando o modelo não sinaliza nenhuma predominância de sentimento
UNDEFINEDQuando o modelo não conseguiu inferir sentimentos sobre a notícia
POLARIZEDQuando o modelo sinaliza fortemente tanto sentimentos negativos quanto positivos
SLIGHTLY_POSITIVEQuando o modelo sinaliza tanto sentimentos neutros quanto positivos
SLIGHTLY_NEGATIVEQuando o modelo sinaliza tanto sentimentos neutros quanto negativos

Retorno das Notícias

As notícias retornadas neste dataset são baseadas no nome encontrado para a entidade consultada e as chaves de busca inseridas no parâmetro opcional keywords. Caso o nome seja muito comum ou curto, podem ser retornadas notícias que não são relacionadas ao documento especificado. O que também irá causar variações nos indicadores retornados.

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