Documentação Técnica

API de Processamento em Lote

A maior parte das requisições realizadas contra a Plataforma de Dados seguem o modelo de API tradicional, uma requisição sendo realizada de cada vez. Em algumas situações, no entanto, é necessário um mecanismo que permita realizar a mesma consulta, de forma simplificada, para uma quantidade grande de registros. Pode ser o enriquecimento de uma base de dados que você já possui, a validação de uma lista de e-mails, ou ou qualquer outra situação que demande um processamento em lote.

Para atender à essas situações, desenvolvemos a API de Processamento em Lote. Ela permite a execução de consultas para registros contidos em um arquivo de entrada submetido pelo cliente, executando as consultas para os diferentes registros de forma paralelizada para minimizar o tempo de resposta.

Nessa API, ao invés de fazer a chamada e ficar aguardando um retorno, o cliente submete um lote (batch) de registros, com algumas configurações, e é avisado posteriormente quando o processamento deste lote for finalizado. Além da submissão de um lote para execução, é possível também se pausar ou cancelar uma execução, ou mesmo reexecutar um lote processado anteriormente.